Abdominoplastia | Breno Nagamine

Abdominoplastia

A abdominoplastia é a cirurgia para tratamento da flacidez e gordura adjacente a pele localizada na região abdominal. As causas mais comuns que ocasionam essas alterações são: gestação, variações de peso- tanto perda acentuada quanto efeito “sanfona”, avanço da idade, fatores genéticos e cirurgia bariátrica.
O procedimento realiza-se a marcação da área a ser removida, em geral a região abaixo do umbigo, a remoção da pele e do tecido gorduroso em excesso, a aproximação dos músculos retos do abdome através de uma sutura entre os músculos e fechamento da pele. Paciente com gordura localizada principalmente nos flancos e região supra umbilical a lipoaspiração associada está indicada.
Como toda cirurgia, existem riscos, considerados baixos: sangramento, infecção, seroma, hematoma, cicatrizes desfavoráveis, necrose da pele ou umbigo, alteração de sensibilidade, inchaço prolongado, abertura de pontos(deiscência), possibilidade de novo procedimento cirúrgico, riscos clínicos e anestésicos. Pacientes tabagistas e com algumas doenças clinicas apresentam riscos descritos acima aumentados. Após cirurgia a paciente deve andar levemente “curvada” para diminuir a tensão sobre a cicatriz, realizar curativo diário e controle e cuidados com o dreno (dispositivo utilizado para retirar líquidos da área operada) com calculo diário da quantidade de liquido produzido e uso de malha cirúrgica.
A cirurgia não deve ser realizada com a intenção de emagrecimento, pois a cirurgia proporciona uma melhora do contorno corporal e não a perda de peso. O tempo de recuperação varia a cada caso dependendo da atividade a ser exercida, em média um mês.